4º Domingo de Páscoa – Ano C - Domingo do Bom Pastor

Comentário

 

Canto de Abertura:

Novo sol brilhou, / a vida superou / sofrimento, dor e morte, tudo enfim. / Nosso olhar se abriu, / Deus mesmo se incumbiu / de tomar-nos pela mão assim.

O Deus de amor / jamais se descuidou/, em seu vigor, / Jesus ressuscitou!

Estender a mão, / abrir o coração, / acolher, compartilhar e perdoar. / É fazer o céu cumprir o seu papel / já na terra tem que vigorar.

 

PR: Em nome do Pai e do Filho + e do Espírito Santo.

AS: Amém.

PR: O Senhor, que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo, esteja convosco.

AS: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

 

Ato Penitencial

PR: Meus irmãos e irmãs em Cristo, invoquemos o Senhor nosso Deus para que abençoe esta água que vai ser aspergida sobre nós, recordando o nosso batismo, especialmente neste dia de oração pelas vocações. Que ele se digne ajudar-nos a permanecermos fiéis ao Espírito que recebemos. (silêncio).

 

PR: Senhor, Deus todo-poderoso, atendei benigno as preces do vosso povo. Ao celebrarmos a maravilha da nossa criação e a maravilha ainda maior da nossa redenção, dignai-vos abençoar + esta água. Fostes vós que a criastes para fecundar aterra, para lavar nossos corpos e refazer nossas forças. Também a fizestes instrumento da vossa misericórdia: por ela libertastes o vosso povo do cativeiro e aplacastes no deserto a sua sede; por ela os profetas anunciaram a vossa aliança, que era vosso desejo concluir com a humanidade; por ela finalmente, consagrada pelo Cristo no Jordão, renovastes, pelo banho do novo nascimento, a nossa humanidade ferida pelo pecado. Que esta água seja para nós uma recordação do nosso batismo e nos faça participar da alegria dos que foram batizados na Páscoa. Por Cristo, nosso Senhor.

AS: Amém.

 

Glória:

Glória a Deus nas alturas,

e paz na terra aos homens por ele amados.

Senhor Deus, rei dos céus, Deus PAI todo-poderoso!

Nós vos louvamos. Nós vos bendizemos.

Nós vos adoramos. Nós vos glorificamos.

Nós vos damos graças por vossa imensa glória.

Senhor Jesus Cristo, FILHO unigênito!

Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai.

Vós, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós!

Vós, que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica!

Vós, que estais à direita do Pai, tende piedade de nós!

Só vós sois o Santo. Só vós, o Senhor.

Só vós, o Altíssimo, Jesus Cristo,

com o ESPÍRITO SANTO, na glória de Deus Pai.

Amém.

 

Coleta

PR: Deus eterno e todo-poderoso, conduzi-nos à comunhão das alegrias celestes, para que a fragilidade do rebanho chegue onde a precedeu a fortaleza do pastor, Jesus Cristo. Ele que é Deus, e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

AS: Amém.

 

Liturgia da Palavra

 

Canto de preparação à Palavra:

 

/: Tua palavra é! / Luz do meu caminho / luz do meu caminho, meu Deus! / Tua palavra é! :/ (Sl 119,105).

- Tua palavra está nas ondas do mar! / Tua palavra está no sol a brilhar!

/: Tua palavra está no pensamento/ no sentimento tua palavra está! :/

 

Primeira Leitura (At 13,14.43-52)

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, Paulo e Barnabé, 14partindo de Perge, chegaram a Antioquia da Pisídia. E, entrando na sinagoga em dia de sábado, sentaram-se. 43Muitos judeus e pessoas piedosas convertidas ao judaísmo seguiram Paulo e Barnabé. Conversando com eles, os dois insistiam para que continuassem fiéis à graça de Deus. 44No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a Palavra de Deus. 45Ao verem aquela multidão, os judeus ficaram cheios de inveja e, com blasfêmias, opunham-se ao que Paulo dizia. 46Então, com muita coragem, Paulo e Barnabé declararam: “Era preciso anunciar a Palavra de Deus primeiro a vós. Mas como a rejeitais e vos considerais indignos da vida eterna, sabei que vamos dirigir-nos aos pagãos. 47Porque esta é a ordem que o Senhor nos deu: ‘Eu te coloquei como luz para as nações, para que leves a salvação até os confins da terra’”. 48Os pagãos ficaram muito contentes quando ouviram isso e glorificavam a Palavra do Senhor. Todos os que eram destinados à vida eterna abraçaram a fé. 49Desse modo, a Palavra do Senhor espalhava-se por toda a região. 50Mas os judeus instigaram as mulheres ricas e religiosas, assim como os homens influentes da cidade, provocaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé e expulsaram-nos do seu território. 51Então os apóstolos sacudiram contra eles a poeira dos pés e foram para a cidade de Icônio. 52Os discípulos, porém, ficaram cheios de alegria e do Espírito Santo. Palavra do Senhor. 

AS: Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial 99(100)

 

R. Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, / nós somos seu povo e seu rebanho.

 

1. Aclamai o Senhor, ó terra inteira, † servi ao Senhor com alegria, / ide a ele cantando jubilosos! – R.

 

2. Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, † ele mesmo nos fez e somos seus, / nós somos seu povo e seu rebanho. – R

 

3. Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, † sua bondade perdura para sempre, / seu amor é fiel eternamente! – R

 

Segunda Leitura (Ap 7,9.14b-17)

 

Leitura do livro do Apocalipse de São João:

Eu, João, 9vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão. 14bEntão, um dos anciãos me disse: “Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro. 15Por isso, estão diante do trono de Deus e lhe prestam culto, dia e noite, no seu templo. E aquele que está sentado no trono os abrigará na sua tenda. 16Nunca mais terão fome nem sede. Nem os molestará o sol nem algum calor ardente. 17Porque o Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os conduzirá às fontes da água da vida. E Deus enxugará as lágrimas de seus olhos”. Palavra do Senhor. 

AS: Graças a Deus.

 

 

Evangelho (Jo 10,27-30)

 

/: Aleluia, aleluia, / aleluia, aleluia! :/

4º Domingo:

Eu sou o bom pastor, diz o Senhor; / Eu conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem a mim.

 

PR: O Senhor esteja convosco.

AS: Ele está no meio de nós!

PR: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo João.

AS: Glória a vós, Senhor!

 

Naquele tempo, disse Jesus: 27“As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28Eu dou-lhes a vida eterna, e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. 29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos um”. Palavra da salvação. 

AS: Glória a vós, Senhor.

 

Homilia

 

Credo (Profissão de fé) - Fórmula Apostólica

            Creio em Deus, PAI todo-poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único FILHO, nosso Senhor (breve inclinação até ‘da Virgem Maria’), que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria. Padeceu sob Pôncio Pilatos; foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

            Creio no ESPÍRITO SANTO, na santa Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

 

Preces da Assembleia

PR: Irmãos e irmãs, a caminho da casa do Pai, pedimos a Cristo, Bom Pastor, que nos guie nesta peregrinação de esperança. Digamos com confiança:

AS: Senhor, conduzi-nos nos caminhos da vida!

1. Por todos os servidores das comunidades e do Reino de Deus, para que estejam atentos à voz do Bom Pastor e o sigam com fidelidade, rezemos ao Senhor.

2. Pelos governantes, para que se deixem iluminar pelos valores do Evangelho e assumam o compromisso com a paz e com o bem dos mais necessitados, rezemos ao Senhor.

3. Pelas mães, neste dia a elas dedicados, para que vivenciem com alegria sua vocação e recebam o apoio e o reconhecimento dos familiares, rezemos ao Senhor.

4. Para todos nós, para que, na oração, aprendamos a distinguir os desejos humanos e a sempre cumprir o que nos pede Jesus Bom Pastor, rezemos ao Senhor.

(Outras preces...)

PR: Neste dia mundial de oração pelas vocações, rezemos juntos:

AS: Jesus, Bom Pastor, / que chamastes os apóstolos para caminhar convosco, / continuai a passar pelas nossas famílias e comunidades / e despertai corações generosos / para vos seguir como apóstolos leigos, / como presbíteros e como religiosos e religiosas / para o bem do povo de Deus / e de toda a humanidade.

PR: Vós, que viveis e reinais pelos séculos dos séculos.

AS: Amém.

 

Liturgia Eucarística

 

Motivação:

 

Ofertório:

Sou bom Pastor, / ovelhas guardarei. / Não tenho outro ofício, nem terei. / Quantas vidas eu tiver, eu lhes darei.

1. Maus pastores, num dia de sombra, / não cuidaram e o rebanho se perdeu. / Vou sair pelo campo, reunir o que é meu, / conduzir e salvar.

2. Verdes prados e belas montanhas / hão de ver o pastor rebanho atrás. / Junto a mim, as ovelhas terão muita paz;/ poderão descansar.

 

PR: Orai, irmãos e irmãs, para que o meu e vosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.

AS: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.

 

Sobre as oferendas

PR: Concedei, Senhor, que exultemos sem cessar por estes mistérios pascais, para que a contínua obra de nossa redenção seja causa de eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor.

AS: Amém.

 

 

Prefácio da Páscoa III: O Cristo vivo, que sempre intercede por nós – Oração III

 

PR: O Senhor esteja convosco.

AS: Ele está no meio de nós.

PR: Corações ao alto.

AS: O nosso coração está em Deus.

PR: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.

AS: É nosso dever e nossa salvação.

PR: Na verdade, é digno e justo, é nosso dever e salvação proclamar vossa glória, ó Pai, em todo tempo, mas, com maior júbilo, louvar-vos neste tempo, porque Cristo, nossa Páscoa, foi imolado. Ele continua a oferecer-se por nós, e junto de vós é nosso eterno defensor. Imolado, já não morre; e, morto, agora vive eternamente. Por isso, transbordando de alegria pascal, exulta a criação por toda a terra; também as Virtudes celestes e as Potestades angélicas proclamam um hino à vossa glória, cantando a uma só voz:

 

/: Santo, / Santo, / Santo é o Senhor! :/ (Final: /:Santo é o Senhor:/)

- Céus e terra proclamam / a Vossa glória! /:Hosana (hosana), / Hosana (hosana) / nas alturas! :/

- Bendito o que vem / em nome do Senhor! /:Hosana (hosana), / Hosana (hosana) / nas alturas! :/

 

PR: Na verdade, vós sois Santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir para vós um povo que vos ofereça em toda parte, do nascer ao pôr do sol, um sacrifício perfeito.

PR: Por isso, ó Pai, nós vos suplicamos: santificai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas a fim de que se tornem o Corpo † e o Sangue de vosso Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, que nos mandou celebrar estes mistérios.

AS: Enviai o vosso Espírito Santo!

 

PR: Na noite em que ia ser entregue, Jesus tomou o pão, pronunciou a bênção de ação de graças, partiu e o deu a seus discípulos, dizendo:

TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.

Do mesmo modo, ao fim da Ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, pronunciou a bênção de ação de graças, e o deu a seus discípulos, dizendo:

TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS, PARA A REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.

Mistério da fé!

AS: Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus.

 

PR: Celebrando agora, ó Pai, o memorial da paixão redentora do vosso Filho, da sua gloriosa ressurreição e ascensão ao céu, e enquanto esperamos sua nova vinda, nós vos oferecemos em ação de graças este sacrifício vivo e santo.

AS: Aceitai, ó Senhor, a nossa oferta!

 

PR: Olhai com bondade a oblação da vossa Igreja e reconhecei nela o sacrifício que nos reconciliou convosco; concedei que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, repletos do Espírito Santo, nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito.

AS: O Espírito nos una num só corpo!

 

PR: Que o mesmo Espírito faça de nós uma eterna oferenda para alcançarmos a herança com os vossos eleitos: a santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus, São José, seu esposo, os vossos santos Apóstolos e gloriosos Mártires, N. (Santo do dia ou padroeiro) e todos os Santos, que não cessam de interceder por nós na vossa presença.

AS: Fazei de nós uma perfeita oferenda!

 

PR: Nós vos suplicamos, Senhor, que este sacrifício da nossa reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja que caminha neste mundo com o vosso servo o Papa N., e o nosso Bispo N., com os bispos do mundo inteiro, os presbíteros e diáconos, os outros ministros e o povo por vós redimido. Atendei propício às preces desta família, que reunistes em vossa presença. Reconduzi a vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro.

AS: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!

 

PR: Acolhei com bondade no vosso reino os nossos irmãos e irmãs que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos também nós saciar-nos eternamente da vossa glória, por Cristo, Senhor nosso. Por ele dais ao mundo todo bem e toda graça.

 

PR: Por Cristo, com Cristo, e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória, por todos os séculos dos séculos.

AS: Amém!

 

Rito da Comunhão

 

PR: Rezemos, com amor e confiança, a oração que o Senhor Jesus nos ensinou:

AS:  Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso Nome. Venha a nós o vosso reino. Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

 

PR: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto aguardamos a feliz esperança e a vinda do nosso Salvador, Jesus Cristo.

AS:  Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!

 

Oração da Paz

PR: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos: “Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz”. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.

AS:  Amém.

 

PR: A paz do Senhor esteja sempre convosco.

AS:  O amor de Cristo nos uniu.

Abraço da paz (Opcional)

 

(Enquanto o Celebrante parte a Hóstia consagrada, alguém inicia a invocação ou canto:)

 

/: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, / tende piedade, / tende piedade, / tende piedade de nós! :/

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo. / Dai-nos a paz, a vossa paz! / Dai-nos a vossa paz!

 

(Ao apresentar a sagrada Hóstia:)

PR: Felizes os convidados para a ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

AS:  Senhor, eu não sou digno (a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo (a).

 

Comunhão:

O Senhor é meu pastor / Nada me pode faltar. / Onde houver muita fartura, / onde houver muita fartura, / Ele aí vai me levar!

1- Para as fontes de águas fria / Ele vai me conduzir / Vou repousar, ganhar força. / Vou repousar, ganhar força / e vontade de sorrir.

2- Por caminhos bem traçados / Ele me faz caminhar / Nas passagens perigosas. / Nas passagens perigosas. / Ele vem me acompanhar.

3- Me prepara mesa farta / De invejar o meu vizinho / Me abraça e põe perfume. / Me abraça e põe perfume / Enche o meu copo de vinho.

4- Me acompanham noite e dia / Tua força e teu amor. / Vou morar na tua casa. / Vou morar na tua casa. / Toda a vida, meu Senhor.

 

Pós: (Sábado)

Como ovelha ferida venho a Ti / Quero sentir Tuas mãos a me tocar / Minhas dores venho te mostrar e pedir / Meu pastor me ajuda a caminhar.

/: Meu Mestre, meu pastor, / só tu conheces o meu coração. / Minhas dores, minhas fraquezas / e tudo o que sou:/

(repete toda a primeira parte)

O pecado maltratou meu coração. / Sei que errei, / venho te pedir perdão. / Sem o Senhor não tenho como caminhar, / preciso de ti pra me ajudar.

 

Pós: (Domingo)

Mãe, / você foi nove meses de espera, / já me amou sem saber como eu era, / preparou o enxoval para mim. / Mãe, / nem sentias o meu carinho, / Mas eu bem lá dentro sozinho / Já te amava e cantava assim.

Vou nascer (crescer, vencer) / e vou cantar e vou viver, / vou sorrir / e sorrindo vou te agradecer / Vou dizer / que tu és a minha flor, /: E cantar/ com carinho, alegria e amor :/

2. Mãe / você foi tanto tempo meus braços, / minhas pernas, / eu fui teu cansaço, /O teu colo era um berço pra mim/ Mãe, / escutavas apenas um choro. / Era o meu coração como coro / Que te amava e cantava assim.

3. Mãe, / você foi tanto tempo amiga, / me escutou / e sorriu na fadiga, / quando a vida chorou para mim. / Mãe, / eu cresci, mas ainda sou filho, / “Te amo" e repito o estribilho / que a vida ensinou e é assim.

 

Depois da comunhão

PR: Ó bom Pastor, velai com benevolência pelo vosso rebanho, e dignai-vos conduzir aos prados eternos as ovelhas que remistes com o precioso sangue do vosso Filho. Que vive e reina pelos séculos dos séculos.

AS: Amém.

 

Bênção Solene

PR: Deus que, pela ressurreição do seu Filho único, vos deu a graça da redenção e vos tornou seus filhos, vos conceda a alegria de sua bênção.

AS: Amém.

PR: Deus que, pela redenção de Cristo, vos concedeu o dom da verdadeira liberdade, por sua misericórdia vos torne participantes da herança eterna.

AS: Amém.

PR: E, vivendo agora retamente, possais no céu unir-vos a Deus, para o qual, pela fé, já ressuscitastes no Batismo.

AS: Amém.

PR: E a bênção de Deus todo-poderoso, Pai e Filho † e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre.

AS: Amém.

 

 

Saudação à Virgem no período pascal:

- Rainha do Céu, alegrai-vos, - Aleluia, aleluia, aleluia!

- Porque Aquele que trouxestes em vosso ventre, - Aleluia, aleluia, aleluia!

- Ressuscitou como disse, ressuscitou como disse! – Aleluia, aleluia, aleluia!

- Rogai a Deus por nós! – Aleluia, aleluia, aleluia!

Oremos 
PR: Ó Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do Vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, concedei-nos, Vos suplicamos, a graça de alcançarmos pela proteção da Virgem Maria, Sua Mãe, a glória da vida eterna. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor.

AS: Amém.

 

Final:

/: Tomado pela mão / com Jesus eu vou, / sigo-o como ovelha que encontrou Pastor, / tomado pela mão, / com Jesus eu vou, / aonde Ele for :/

1. Se Jesus me diz amigo, / deixa tudo e vem comigo / onde tudo é mais formoso e mais feliz. / Se Jesus me diz amigo / deixa tudo e vem comigo / eu, minha mão porei na sua / e irei com ele.