2º Domingo de Páscoa – Ano C - Domingo da Divina Misericórdia

Comentário

 

Canto de Abertura:

Por sua morte, a morte viu o fim, / do sangue derramado a vida renasceu. / Seu pé ferido nova estrada abriu, / e neste homem o homem enfim se descobriu.

Meu coração me diz: / "O amor me amou, / e se entregou por mim!" / Jesus ressuscitou! / Passou a escuridão, / o sol nasceu! / A vida triunfou, / Jesus ressuscitou!

2. "Jesus me amou e se entregou por mim!" / Os homens todos podem o mesmo repetir. / Não temeremos mais a morte e a dor, / o coração humano em Cristo descansou.

 

PR: Em nome do Pai e do Filho + e do Espírito Santo.

AS: Amém.

PR: O Senhor, que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo, esteja convosco.

AS: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

 

Ato Penitencial (por aspersão)

 

PR: Invoquemos o Senhor nosso Deus, para que abençoe esta água que vai ser aspergida sobre nós, recordando o nosso batismo. Que ele se digne ajudar-nos, para permanecermos fiéis ao Espírito que recebemos. (silêncio).

 

PR: Senhor nosso Deus, velai sobre o vosso povo e, ao celebrarmos a maravilha da nossa criação e a maravilha ainda maior de nossa redenção, dignai-vos abençoar † esta água que vai nos lembrar nosso batismo. Fostes vós que a criastes para fecundar a terra, lavar nossos corpos e refazer as nossas forças. Com ela nos renovais interiormente em vossa aliança. Por esta água, venha sobre nós o vosso Espírito, para fazer-nos criaturas novas, agora e sempre. Por Cristo Nosso Senhor.

AS: Amém!

 

(entoa-se um canto durante a aspersão)

 

Eu vi, eu vi, / vi foi água a manar, / do lado direito do templo a jorrar.

/: Amém, amém, amém, aleluia! / Amém, amém, amém, aleluia! :/

2. E quantos foram por Ele banhados, / cantaram o canto dos que foram salvos:

3. Louvai, louvai e cantai ao Senhor, / porque ele é bom e sem fim, seu amor:

4. Ao Pai a glória e ao Ressuscitado/ e seja o Divino pra sempre louvado!

5. Quão grande, ó Deus, é a vossa bondade, / Senhor, eu vos peço, ouvi-me, escutai-me!

 

PR: Deus todo-poderoso nos purifique de nossos pecados e, pela celebração desta Eucaristia, nos torne dignos da mesa do seu Reino.

AS: Amém.

 

PR: Senhor, tende piedade de nós.

AS: Senhor, tende piedade de nós.

PR: Cristo, tende piedade de nós.

AS: Cristo, tende piedade de nós.

PR: Senhor, tende piedade de nós.

AS: Senhor, tende piedade de nós.

 

Glória

 

Glória a Deus nos altos céus! / Paz na terra a seus amados! / A vós louvam, Rei celeste, / os que foram libertados.

Deus e Pai nos vos louvamos, / adoramos, bendizemos, / damos glória ao vosso nome, / vossos dons agradecemos, / agradecemos!

Senhor nosso Jesus Cristo, / unigênito do Pai, / vós de Deus Cordeiro santo, / nossas culpas perdoai!

Vós que estais junto do Pai / como nosso intercessor, / acolhei nossos pedidos, / atendei nosso clamor, / nosso clamor!

Vós somente sois o Santo, / o altíssimo Senhor, / com o Espírito Divino / de Deus Pai no esplendor!

Amém, / amém, / amém, / amém, amém!

 

Coleta

PR: Ó Deus de eterna misericórdia, na festa anual da Páscoa reacendeis a fé do povo a vós consagrado. Aumentai a graça que destes, para que todos compreendam melhor o Batismo que os lavou, o Espírito que os regenerou, e o sangue que os redimiu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

AS: Amém.

 

Liturgia da Palavra

 

Comentário:

 

Primeira Leitura (At 5,12-16)

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

12Muitos sinais e maravilhas eram realizados entre o povo pelas mãos dos apóstolos. Todos os fiéis se reuniam, com muita união, no pórtico de Salomão. 13Nenhum dos outros ousava juntar-se a eles, mas o povo estimava-os muito. 14Crescia sempre mais o número dos que aderiam ao Senhor pela fé; era uma multidão de homens e mulheres. 15Chegavam a transportar para as praças os doentes em camas e macas, a fim de que, quando Pedro passasse, pelo menos a sua sombra tocasse alguns deles. 16A multidão vinha até das cidades vizinhas de Jerusalém, trazendo doentes e pessoas atormentadas por maus espíritos. E todos eram curados. Palavra do Senhor. 

AS: Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial 117(118)

 

R. Dai graças ao Senhor porque ele é bom! / “Eterna é a sua misericórdia!”

 

1. A casa de Israel agora o diga: / “Eterna é a sua misericórdia!” / A casa de Aarão agora o diga: / “Eterna é a sua misericórdia!” / Os que temem o Senhor agora o digam: / “Eterna é a sua misericórdia!” – R.

 

2. “A pedra que os pedreiros rejeitaram / tornou-se agora a pedra angular. / Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: / que maravilhas ele fez a nossos olhos! / Este é o dia que o Senhor fez para nós, / alegremo-nos e nele exultemos! – R.

 

3. Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, / ó Senhor, dai-nos também prosperidade!” / Bendito seja, em nome do Senhor, / aquele que em seus átrios vai entrando! / Desta casa do Senhor vos bendizemos. / Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine! – R

 

Segunda Leitura (Ap 1,9-11a.12-13.17-19)

 

Leitura do livro do Apocalipse de São João:

9Eu, João, vosso irmão e companheiro na tribulação, e também no Reino e na perseverança em Jesus, fui levado à ilha de Patmos por causa da Palavra de Deus e do testemunho que eu dava de Jesus. 10No dia do Senhor, fui arrebatado pelo Espírito e ouvi atrás de mim uma voz forte, como de trombeta, 11aa qual dizia: “O que vais ver, escreve-o num livro”. 12Então, voltei-me para ver quem estava falando; e, ao voltar-me, vi sete candelabros de ouro. 13No meio dos candelabros havia alguém semelhante a um “filho de homem”, vestido com uma túnica comprida e com uma faixa de ouro em volta do peito. 17Ao vê-lo, caí como morto a seus pés, mas ele colocou sobre mim sua mão direita e disse: “Não tenhas medo. Eu sou o primeiro e o último, 18aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para sempre. Eu tenho a chave da morte e da região dos mortos. 19Escreve, pois, o que viste, aquilo que está acontecendo e que vai acontecer depois”. Palavra do Senhor. 

AS: Graças a Deus.

 

Evangelho (Jo 20,19–31)

 

/: Aleluia, aleluia, / aleluia, aleluia! :/

2º Domingo:

“Acreditastes, Tomé, porque me viste. / Felizes os que crerem sem ter visto!”

 

Proclamação do Evangelho:

 

PR: O Senhor esteja convosco.

AS: Ele está no meio de nós.

PR: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João:

AS: Glória a vós, Senhor.

 

19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”. 24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”. 26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!” 30Jesus realizou muitos outros sinais, diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. 31Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome. Palavra da salvação. 

AS: Glória a vós, Senhor.

 

Homilia

 

Credo (Profissão de fé) - Fórmula Apostólica

            Creio em Deus, PAI todo-poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único FILHO, nosso Senhor (breve inclinação até ‘da Virgem Maria’), que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria. Padeceu sob Pôncio Pilatos; foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

            Creio no ESPÍRITO SANTO, na santa Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

 

Preces da Assembleia:

PR: Encorajados por Cristo ressuscitado, apresentemos ao Pai celeste nossas preces, dizendo:

AS: Pela vossa misericórdia, ouvi-nos, Senhor!

1. Para que a Igreja caminhe no mundo como peregrina de esperança, realize sinais e maravilhas entre o povo e seja fiel à missão que lhe foi confiada por Jesus, rezemos.

2. Para que o coração dos governantes seja tocado e movido para o compromisso com a vida digna para todos, sem deixar ninguém para trás, rezemos.

3. Para que o perdão, a reconciliação e a paz sejam vividos nos diversos ambientes da sociedade, a começar das famílias, rezemos.

4. Para que, em meio à realidade marcada pela agressividade, potencializada nas redes sociais, nossas mãos se elevem, suplicando a misericórdia de Deus, e se estendam ao próximo com sentimentos de perdão e de paz, rezemos.

(outras preces...)

PR: Neste domingo da Divina Misericórdia, concluamos com a oração do Jubileu do Ano Santo:

 

AS: Pai que estás nos céus, / a  que nos deste no teu filho Jesus Cristo, nosso irmão, / e a chama de caridade derramada nos nossos corações pelo Espírito Santo / despertem em nós a bem-aventurada esperança para a vinda do teu Reino. / A tua graça nos transforme em cultivadores diligentes das sementes do Evangelho / que fermentem a humanidade e o cosmos, / na espera confiante dos novos céus e da nova terra, / quando, vencidas as potências do Mal, / se manifestar para sempre a tua glória. / A graça do Jubileu reavive em nós, Peregrinos de Esperança, / o desejo dos bens celestes / e derrame sobre o mundo inteiro/ a alegria e a paz do nosso Redentor.

PR: A ti, Deus bendito na eternidade, louvor e glória pelos séculos dos séculos.

AS: Amém.

Liturgia Eucarística

 

Motivação:

 

Ofertório:

Cristo é o dom do Pai / que se entregou por nós! / Aleluia, aleluia! / Bendito seja o nosso Deus!

1. Dai graças a Deus, pois ele é bom; / eterno por nós é seu amor.

2. Coragem e força ele nos dá, / fazendo-se nosso Salvador.

3. Eu não morrerei, mas viverei, / e assim, louvarei o meu Senhor.

 

 

PR: Orai, irmãos e irmãs, para que o meu e vosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.

AS: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.

 

Sobre as oferendas

PR: Senhor, nós vos pedimos: aceitai as oferendas do vosso povo (e dos que renasceram nesta Páscoa), para que, renovado(s) pela confissão do vosso nome e pelo Batismo, alcance(m) a felicidade eterna. Por Cristo, nosso Senhor.

AS: Amém.

 

Prefácio: O Mistério Pascal – Oração Eucarística I

 

PR: O Senhor esteja convosco.

AS: Ele está no meio de nós.

PR: Corações ao alto.

AS: O nosso coração está em Deus.

PR: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.

AS: É nosso dever e nossa salvação.

PR: Na verdade, é digno e justo, é nosso dever e salvação proclamar a vossa glória, ó Pai, em todo tempo, mas, com maior júbilo, louvar-vos neste, porque Cristo, nossa Páscoa, foi imolado. É ele o verdadeiro Cordeiro, que tirou o pecado do mundo; morrendo, destruiu a nossa morte e, ressurgindo, restaurou a vida. Por isso, transbordando de alegria pascal, exulta a criação por toda a terra; também as Virtudes celestes e as Potestades angélicas proclamam um hino à vossa glória, cantando (dizendo) a uma só voz:

 

/: Santo, / Santo, / Santo é o Senhor! :/ (Final: /:Santo é o Senhor:/)

- Céus e terra proclamam / a Vossa glória! /:Hosana (hosana), / Hosana (hosana) / nas alturas! :/

- Bendito o que vem / em nome do Senhor! /:Hosana (hosana), / Hosana (hosana) / nas alturas! :/

 

PR: Pai de misericórdia, a quem sobem nossos louvores, suplicantes, vos rogamos e pedimos por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que aceiteis e abençoeis † estes dons, estas oferendas, este sacrifício puro e santo, que oferecemos, antes de tudo, pela vossa Igreja santa e católica: concedei-lhe paz e proteção, unindo-a num só corpo e governando-a por toda a terra, em comunhão com o vosso servo o Papa N., o nosso Bispo N., e todos os que guardam a fé católica que receberam dos Apóstolos.

AS: Abençoai nossa oferenda, ó Senhor!

 

PR: Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos e filhas N. N. e de todos os que circundam este altar, dos quais conheceis a fé e a dedicação ao vosso serviço. Por eles nós vos oferecemos e também eles vos oferecem este sacrifício de louvor por si e por todos os seus, e elevam a vós as suas preces, Deus eterno, vivo e verdadeiro, para alcançar o perdão de suas faltas, a segurança em suas vidas e a salvação que esperam.

AS: Lembrai-vos, ó Pai, de vossos filhos!

 

PR: Em comunhão com toda a Igreja, celebramos o dia santíssimo da ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo segundo a carne. Veneramos em primeiro lugar a memória da Mãe de nosso Deus e Senhor Jesus Cristo, a gloriosa sempre Virgem Maria, a de seu esposo São José, e também a dos Santos Apóstolos e Mártires: Pedro e Paulo, André, e a de todos os vossos Santos. Por seus méritos e preces concedei-nos sem cessar a vossa proteção.

AS: Em comunhão com os vossos Santos vos louvamos!

 

PR: Aceitai, ó Pai, com bondade, a oblação dos vossos servos e de toda a vossa família; nós as oferecemos também por aqueles que vos dignastes regenerar pela água e pelo Espírito Santo, concedendo-lhes a remissão de todos os pecados. Dai aos nossos dias a vossa paz, livrai-nos da condenação eterna e acolhei-nos entre os vossos eleitos.

PR: Dignai-vos, ó Pai, aceitar, abençoar e santificar estas oferendas, recebei-as como sacrifício espiritual perfeito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e † o Sangue de vosso amado Filho, nosso Senhor Jesus Cristo.

AS: Enviai o vosso Espírito Santo!

 

PR: Na véspera de sua paixão, ele tomou o pão em suas santas e veneráveis mãos, elevou os olhos ao céu, a vós, ó Pai, todo-poderoso, pronunciou a bênção de ação de graças, partiu o pão e o deu a seus discípulos, dizendo:

TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.

Do mesmo modo, ao fim da Ceia, ele tomou este precioso cálice em suas santas e veneráveis mãos, pronunciou novamente a bênção de ação de graças e o deu a seus discípulos, dizendo:

TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS, PRA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.

Mistério da fé para a salvação do mundo!

AS: Salvador do mundo, salvai-nos, vós que nos libertastes pela cruz e ressurreição!

 

PR: Celebrando, pois, a memória da bem-aventurada paixão do vosso Filho, da sua ressurreição dentre os mortos e gloriosa ascensão aos céus, nós, vossos servos, e também vosso povo santo, vos oferecemos, ó Pai, dentre os bens que nos destes, o sacrifício puro, santo e imaculado, Pão santo da vida eterna e Cálice da perpétua salvação.

PR: Recebei, ó Pai, com olhar benigno, esta oferta, como recebestes os dons do justo Abel, o sacrifício de nosso patriarca Abraão e a oblação pura e santa do sumo sacerdote Melquisedeque.

AS: Aceitai, ó Senhor, a nossa oferta!

 

PR: Suplicantes, vos pedimos, ó Deus onipotente, que esta nossa oferenda seja levada à vossa presença, no altar do céu, pelas mãos do vosso santo Anjo, para que todos nós, participando deste altar, pela comunhão do santíssimo Corpo e Sangue do vosso Filho, sejamos repletos de todas as graças e bênçãos do céu.

AS: O Espírito nos una num só corpo!

 

PR: Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos e filhas N. N. que nos precederam com o sinal da fé e dormem o sono da paz. A eles, e a todos os que descansam no Cristo, concedei o repouso, a luz e a paz.

AS: Concedei-lhes, ó Senhor, a luz eterna!

 

PR: E a todos nós pecadores, que esperamos na vossa infinita misericórdia, concedei, não por nossos méritos, mas por vossa bondade, o convívio dos Apóstolos e Mártires: João Batista e Estêvão, Matias e Barnabé, e de todos os vossos Santos. Por Cristo, nosso Senhor.

PR: Por ele não cessais de criar e santificar, vivificar, abençoar estes bens e distribuí-los entre nós.

PR: Por Cristo, com Cristo, e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, por todos os séculos dos séculos.

AS: Amém.

 

 

Rito da Comunhão

 

PR: O banquete da Eucaristia é sinal de reconciliação e vínculo de união fraterna. Unidos como irmãos e irmãs, rezemos, juntos, como o Senhor nos ensinou:

AS:  Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso Nome. Venha a nós o vosso reino. Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

 

PR: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto aguardamos a feliz esperança e a vinda do nosso Salvador, Jesus Cristo.

AS:  Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!

 

Oração da Paz

PR: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos: “Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz”. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.

AS:  Amém.

 

PR: A paz do Senhor esteja sempre convosco.

AS:  O amor de Cristo nos uniu.

Abraço da paz (Opcional)

 

(Enquanto o Celebrante parte a Hóstia consagrada, alguém inicia a invocação ou canto:)

 

/: Cordeiro de Deus, / que tirais o pecado do mundo. / Tende piedade, / tende piedade, / tende piedade, / piedade de nós! :/

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo. / Dai-nos a paz, / dai-nos a paz, / dai-nos a paz, Senhor, / a vossa paz!

 

 

(Ao apresentar a sagrada Hóstia:)

 

PR: Felizes os convidados para a ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

AS:  Senhor, eu não sou digno (a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo (a).

 

Comunhão:

Tu és minha vida, / outro Deus não há. / Tu és minha estrada, a minha verdade. / Em tua palavra eu caminharei, / enquanto eu viver e até quando tu quiseres. / Já não sentirei temor, pois estás aqui, / Tu estás no meio de nós!

2. Creio em ti, Senhor, / vindo de Maria, / Filho Eterno e Santo, homem como nós. / Tu morreste por amor, vivo estás em nós, / Unidade Trina com o Espírito e o Pai / E um dia, eu bem sei, tu retornarás. / E abrirás o Reino dos céus!

3. Tu és minha força, outro Deus não há. / Tu és minha paz, minha liberdade, / Nada nesta vida nos separará. / Em tuas mãos seguras minha vida guardarás. / Eu não temerei o mal, Tu me livrarás. / E no teu perdão viverei!

4. Ó Senhor da vida, / creio sempre em ti! / Filho Salvador, / eu espero em ti! / Santo Espírito de Amor, / desce sobre nós. / Tu, de mil caminhos nos conduzes a uma fé / E por mil estradas onde andarmos nós, / qual semente, nos levarás!

 

Pós:

/:Com tua mão, ó meu Senhor Segura a minha... / Pois não me atrevo a um passo só / sem teu amparo, / sem teu apoio:/
Eu não darei, / eu só iria fraquejar. / Eu andaria a vacilar, / sem tua mão a me sustentar... / Mas se tua mão me segurar, / eu correrei até... voar... Subirei apoiado em ti.

 

Depois da Comunhão:

PR: Deus de bondade, que renovastes vossa Igreja pelos mistérios pascais, concedei-nos vossa contante proteção e conduzir-nos à glória da ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor.

AS: Amém.

 

Bênção Solene

PR: Deus todo-poderoso vos abençoe nesta solenidade pascal e vos proteja contra todo pecado.

AS: Amém.

PR: Aquele que vos renova para a vida eterna, pela ressurreição do seu Filho, vos enriqueça com o dom da imortalidade.

AS: Amém.

PR: E vós que, transcorridos os dias da paixão do Senhor, celebrais com júbilo a festa da Páscoa, possais chegar, pela graça de Deus, com o coração exultante, à festa das alegrias eternas.

AS: Amém.

PR: E a bênção de Deus todo-poderoso, Pai e Filho † e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre.

AS: Amém.

 

Saudação à Virgem no período pascal:

- Rainha do Céu, alegrai-vos, - Aleluia, aleluia, aleluia!

- Porque Aquele que trouxestes em vosso ventre, - Aleluia, aleluia, aleluia!

- Ressuscitou como disse, ressuscitou como disse! – Aleluia, aleluia, aleluia!

- Rogai a Deus por nós! – Aleluia, aleluia, aleluia!

Oremos 
PR: Ó Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do Vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, concedei-nos, Vos suplicamos, a graça de alcançarmos pela proteção da Virgem Maria, Sua Mãe, a glória da vida eterna. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor.

AS: Amém.

 

Final:

/: Celebrai a Cristo, / Celebrai. / Celebrai a Cristo, / Celebrai :/

/: Ressuscitou, / Ressuscitou. / Ele vive/ para sempre:/

/: E vamos celebrar / Vamos celebrar / Vamos celebrar / Ressuscitou o Senhor! :/

....

Celebrai com júbilo ao Senhor / todos os moradores da Terra. / Servi ao Senhor com alegria. / Apresentai-vos a Ele com cânticos.

Sabei que o Senhor é bom / e eterna é a sua bondade / e a sua fidelidade de geração a geração.

Aleluia, / glória e aleluia! (8x)